BIRUTA LEGAL




Essa biruta é fácil de montar e não reque muita hablidade.

MATERIAIS:

  • uma bandeja para frios;
  • fita gomada ou durex;
  • tesoura
  • clips para papel
  • canudo de refrigerante

AQUECIMENTO GLOBAL


O efeito de estufa é um fenómeno natural que regula a temperatura da Terra. Tal como um vidro numa estufa que mantém o calor no interior, a atmosfera é permeável à radiação solar mas limita a saída de calor (radiação de longo comprimento de onda - infra-vermelho).
A Terra é aquecida pela radiação solar. A maior parte da energia do Sol passa pela atmosfera e aquece a superfície da Terra, os oceanos e a atmosfera. Mas a Terra não pode aquecer indefinidamente e, para manter o equilíbrio térmico, a Terra aquecida emite energia para o espaço sob a forma de radiação infravermelha (calor).
À medida que a Terra emite calor, uma boa parte dela é absorvida pelas núvens e por alguns gases de efeito de estufa da baixa atmosfera (vapor-de-água, dióxido de carbono, metano, óxidos de azoto…). Este calor agora absorvido é de novo reemitido em todas as direcções. Cria-se, assim, um ciclo de absorção e reemissão de calor que é repetido até que toda a energoa se dissipe para o espaço.
Mas como grande parte da energia foi reemitida para a superfície as temperaturas são mais elevadas do que o seriam na ausência dos gases de efeito de estufa.
Sem este efeito de estufa natural a temperatura média da Terra seria de -19ºC em vez dos actuais +14ºC, ou seja, 33ºC mais quente. De facto, a distãncia da Terra ao Sol é demasiado grande para explicar as temperaturas actuais.
Nos últimos 10 000 anos a quantidade de gases de efeito de estufa tem estado relativamente estável. A seguir à Revolução Indústrial (meados do Século XVIII) essa concentração aumentou, fruto do aumento populacional e das actividades do humanas: indústria, agricultura, transportes, energia… Hoje em dia o verdadeiro problema não é o efeito de estufa, mas sim o reforço do efeito de estufa natural, que poderá estar a aumentar a temperatura média da Terra.

Efeito da pressão atmosférica


Efeito da pressão atmosférica
Prof. Luiz Ferraz Nettoleobarretos@uol.com.br ou http://www.feiradeciencias.com.br/
ObjetivoMostrar que as pressões exercidas sobre um fluido são transmitidas em todas as direções e sentidos.
Material
· Duas seringas de plástico (tamanhos diferentes)
· Tubo de soro (25cm de comprimento) ou tripa de mico
· Água com corante alimentar
Construção
Ø Coloque o tubo de soro numa das seringas; mergulhe a outra extremidade do tubo na água; puxe o êmbolo até enchê-la de água.
Ø Coloque a seringa verticalmente com a ponta para cima; aperte devagar o êmbolo até que saiam todas as bolhas de ar da seringa e do tubo.
Ø Coloque água na outra seringa até a metade e una-a no outro extremo do tubo, como se ilustra.
Procedimento
Ø Coloque as duas seringas na vertical, uma com o bico para baixo e a outra com o bico para cima (inverta uma delas, na figura acima) e empurre o êmbolo de uma delas. O que aconteceu com o outro êmbolo?
Ø Repita a experiência com as seringas em posição horizontal, aperte um êmbolo e observe o outro.
Ø Coloque uma em posição vertical e outra na horizontal. Aperte o êmbolo horizontal e observe o outro.
Ø Repita a experiência, apertando o vertical e observando o horizontal.
Ø Coloque o conjunto em forma de U (como na ilustração), aperte um dos êmbolos e observe o outro.
Ø Observe que um fluido é capaz de alterar a direção da força aplicada nele. Por exemplo, recebe força na horizontal de um lado e transmite força na vertical do outro.
Ø Relacione esta experiência com o macaco hidráulico e o freio de um carro.